Vitamina D: O que é, para que serve e como obter?

Vitamina D: O que é, para que serve e como obter? em Jan 31, 2019

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano, que controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância.

Para que serve a Vitamina D?

A vitamina D desempenha uma função importante no desenvolvimento e calcificação dos ossos. A vitamina D ajuda a absorção de cálcio e fósforo nos intestinos e impede reabsorção óssea. Dessa forma, a vitamina D garante uma concentração adequada de cálcio e fósforo na corrente sanguínea, promovendo uma boa saúde dos ossos.

Quanta vitamina D precisamos?

Segundo diversos estudos realizados recentemente, entre eles um da Universidade do Wisconsin, Estados Unidos, e outro da Universidade de Toronto, Canadá, a orientação para pessoas com mais de 50 quilos é consumir entre 5.000 e 10.000 unidades de vitamina D ao dia. O mesmo vale para as gestantes e lactantes.

No caso das crianças a orientação é ingerir até 1.000 unidades de vitamina D para cada 5 quilos de peso. Então, uma criança que pesa 30 quilos, por exemplo, pode ingerir até 6.000 unidades de vitamina D.

Como obter a vitamina D

Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estas comidas não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

Ao se expor ao sol para obter a vitamina é importante não passar o filtro solar. Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. Para evitar o câncer de pele, após os 15 a 20 minutos recomendados para obter a vitamina, passe o protetor solar. Quando o consumo do nutriente não é suficiente através da alimentação ou a sua produção pelo organismo é insuficiente, pode ser necessário tomar suplementos.

Assim como as outras vitaminas, a vitamina D é uma vitamina essencial para o funcionamento adequado do metabolismo.

Fontes:

Neurologista Cícero Galli Coimbra, professor associado e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Nutricionista Rúbia Gomes Maciel, da empresa Natue. Nutricionista Natielen Jacques Schuch, professora do Centro Universitário Franciscano. Doutora Nicole Geovana, médica clínica geral.

 

 

 

 

Categorias

Sem categoria (1)
Alimentos (2)
Saúde (2)